domingo, 15 de agosto de 2010

FAMÍLIA

A paz!
Na semana nacional da família gostaria de falar um pouco sobre o conceito de família e o papel de cada um dentro dela.
A definição em alguns dicionários: A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada por laços afetivos.
No Brasil há um novo conceito para definir família. Através da Lei nº 11.340, de 2006, tem-se uma nova regulamentação legislativa da família, juridicamente compreendida como a “comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; independentemente de orientação sexual” (art. 5º, inciso II, e parágrafo único).
Para mim o conceito de família deveria ser entendido por um “grupo de pessoas constituídas por pai, mãe e filhos biológicos ou não que vivem juntos para o bem comum de ambos sendo base para a manutenção da sociedade em que vivem. Mesmo que no futuro venha a faltar alguém não deixa de ser família.”
Muitos acabam por fazer com o termo família o que convém de acordo com o que o individuo quer viver. Mas não pode ser assim.
Na família temos regras pré-estabelecidas a serem seguidas. Quando não  assim fazemos pode ser um desastre para ela e ter conseqüências terríveis no futuro.
O que me impressiona é que nós seguimos regras para tudo. Quando vamos dirigir temos as  leis de transito, se eu não seguir estas leis estou fora do grupo. No trabalho tenho regras a cumprir se quero permanecer no mesmo e no final do mês receber o meu salário. Na escola se eu quero terminar os meus estudos tenho que cumprir com as regras estabelecidas. Mas em casa muitos acham que podem fazer o que quer e acabam se dando muito mal e levando aos outros de sua convivência a ficarem muito mal.
As regras pré-estabelecidas pela própria natureza, ou seja, é natural que o pai e mãe sejam os responsáveis pelo clã. Os filhos por sua vez têm o dever da obediência e respeito para com seus pais. Se isso não acontece a família já esta comprometida com o fracasso. Cada um tem que assumir o seu papel dentro de casa e fazê-lo pelo amor que é proclamado entre os seus membros. Se isso acontecer teremos ai uma família feliz.
Que Deus nos ilumine a sermos conforme sua vontade e não como nos convém.

Ao fazermos a vontade de Deus seremos felizes.


Fonte: http://www.padrecleidimarmoreira.com.br/blog/
(Produção para blog por: Mr.Brunos)

Nenhum comentário: