segunda-feira, 25 de abril de 2011

Πάσχα, Pessach, Paasfees, Великден, Pääsiäinen


Nos invade um único sentimento que atormenta
Nos invade um único sentimento que extasia
Nos invade a esperança
Nos invade a certeza do incerto


Nos une, nos transforma em uma só Nação


"Miserere mei, Deus" é entoado


Silêncio, meditação e recordações dolorosas nos unem


Mas enquanto pensamos, meditamos, sofremos...


Um irmão sofre.


Parei 
No semáforo, sinal vermelho 
80 anos tinha a criatura que de mim se aproximou; pouco mais que isso talvez
Com sorriso nos lábios e tristeza profunda no olhar, pediu-me algo a ofertar para o filho 
60 anos, inválido; que com ela não estava.
Desafortunado e desprovido, naquele momento, tive que dizer o tão doloroso: "não posso ajudar, infelizmente!"


Os olhos daquela senhora me marcaram; dilaceraram minha alma e meu coração
Rasgaram minha carne, como as lâminas na ponta do chicote que O açoitaram
Vivi a Via Crucis 
Acho que ela jamais irá ler este texto...
Mas aquele olhar me levou do Pretório ao Calvário
Me fez viver o sentido das palavras que intitulam este


Hoje, ressuscitando do amargor
Posso dizer que vivi, senti e contemplei o significado deste momento


Obrigado anjo terrestre, de sorriso meigo, com voz de Vó e olhar triste
Que em sua singeleza e humildade me fez sentir o azedume do cálice do descaso humano
...E degustar a Colomba, que ao contrário da ofertada pelo padeiro de Pavia à Lombardo Alboino, me fez querer lutar...


E assegurar que todos possam ter...


Páscoa.


(Escrito por Mr. Brunos)


   

2 comentários:

Flávio Rossi disse...

Lindo texto, Bruno. Tenho a impressão de já ter passado por esta angústia também.

Restou-me um sentimento de vazio profundo. Porém, vc ainda teve o cavalherismo de conversar com aquela pessoa. Há quem feche os vidros e tranquem as portas, não se importanto com o outro. Como se ali não houvesse também um problema nosso. De todos.

Misterbrunos disse...

Percebo que o sentimento se traduziu em palavras e estas conseguiram realizar seu intento, pois foi angústia o sentimento que me veio, repleto de algumas pitadas fortes de impotência. Acho que a pior de todas as sensações é a de não poder fazer nada...

Obrigado pela maravilhosa partilha Flavinho!!!

Forte abraço.